Sandrinho vira mito e faz sucesso no Orkut

OrkutNa comunidade, Sandrinho promete fim da violência

Na comunidade, Sandrinho promete fim da violência

O jovem mais procurado pela Polícia em Alagoas, Alessandro Domingos, o Sandrinho, já tem uma página no site de relacionamentos Orkut e três comunidades dedicadas a ele. Com quase 400 amigos e 56 fãs, “Sandrinho do BiO terror” ainda faz propaganda eleitoral para se eleger governador no próximo pleito.

Pelos registros de conversas entre os internautas, as páginas relacionadas a Sandrinho foram criadas no início deste mês e a única foto que aparece é a divulgada pela Secretaria de Justiça e Defesa Social.

No Orkut, “Sandrinho do BiO terror” já foi “Sandrinho o terror”, quando se descrevia como um “pobre matador”. Mesmo depois da mudança, realizada há poucas semanas, o tom de ironia e ameaças continua presente na grande maioria dos recados enviados para ele.

Os palavrões e gírias também marcam as conversas, onde os internautas perguntam quantos foram mortos na semana, se o número de assassinatos já chegou a 30 e até pedem o valor cobrado para matar alguém.

A exaltação do jovem também é bastante comum no site de relacionamentos, como diz um dos recados: “Vamos matar geral veiii! Maceió em peso… a polícia naum te pega não, uuuuu o Sandrinho eh mancha azul!!!”.

Comunidades

Os grupos ou comunidades fazem parte do Orkut, unindo pessoas que estudaram em um mesmo colégio, moram na mesma cidade, apóiam uma idéia em comum, entre outros tipos de comunidades.

Criadas no dia 5, 8 e 10 de maio, as três comunidades relacionadas a Sandrinho têm, ao todo, mais de 500 participantes. A primeira a ser criada, com mais de 300 integrantes, é chamada “U terror Sandrinho é matador”. Nesta comunidade, entre as conversas dos participantes, há discussões sobre quem matou mais em Maceió, ameaças de morte ao Sandrinho e ainda pedidos para que ele mate dois apresentadores de programas policiais.

As outras comunidades são “Eu vi o Sandrinho”, com mais de 100 participantes e a última a ser criada é “Sandrinho Governador 2006”, em alusão a participação política do criminoso nas próximas eleições. Entre as promessas, estão o fechamento de escolas, o fim da violência e emprego para todos.

O mito

O “endeusamento” do Sandrinho no Orkut é o reflexo do que acontece no cotidiano de crianças, jovens e adolescentes em Maceió, como explica o psicólogo João Alves, especializado em Desenvolvimento Humano. Depois de ser bastante procurado pela Polícia, que realizou mega-operações mas não capturou o jovem, ele é tido como símbolo de poder.

“Ele conseguiu, até agora, driblar a Polícia saindo como vitorioso e virando um ídolo para essas pessoas. Mas, para a Psicologia, ele deve ter uma patologia ou um sentimento de culpa muito grande depois de ter cometido os assassinatos”, afirmou Alves.

A psicóloga Rosângela Cavalcante ainda diz que a mídia ajuda a “idealização do bandido”, pela inversão de valores, por isso, a sociedade e, principalmente, os pais devem ficar em alerta para não estimular o surgimento de outros “Sandrinhos”.

“A sociedade precisa rever seus valores e princípios porque é isso que colabora para o ‘endeusamento’ do Sandrinho. A pessoa que utiliza o nome do Sandrinho no Orkut, por exemplo, brinca de ser o outro porque encontrou nele a semelhança dos valores que tem. E os pais são primordiais na formação dos princípios, portanto, devem conversar sempre com seus filhos para que as novidades cheguem em casa, não da rua”, finalizou.

Buscas

Acusado de vários crimes na região do Benedito Bentes, entre assassinatos, roubos e furtos, Alessandro Domingos, o Sandrinho, estava preso no Presídio Cyridião Durval, quando conseguiu fugir, com outros nove detentos, na madrugada do dia 1º de maio. Entre os detentos, também estava Marcelo Domingos, 22, irmão de Sandrinho.

Um dia depois da fuga, equipes da Rádio Patrulha, Polícia Militar, Tático Integrado Grupamento de Resgate (Tigre), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e Polícia Rodoviária Federal iniciaram mega-operações em busca dos criminosos.

Como forma de facilitar as buscas, o Conselho de Segurança Pública aprovou o pagamento de recompensa a quem ajudar a Polícia nas buscas por criminosos procurados. No caso de Sandrinho, o valor estipulado é de cinco mil reais.

Leia também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos