Defesa Social inaugura Telecentro para capacitar milhares de policiais

A Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social (SCJDS) inaugura na manhã desta terça-feira, dia 11, às 9h, o Telecentro de Alagoas, que vai oferecer via teleconferência, dezenas de cursos para profissionais dos quadros da célula coordenadora.

O telecentro faz parte do projeto “Segurança Pública e Educação ao Alcance de Todos”, – SEAT, cujo objetivo principal é dotar os estados de um ambiente de ensino digital para comunicação e informação, alem de consolidar as políticas públicas na área da segurança pública.

A utilização do método de capacitação exclusivamente presencial já não atende aos desafios educacionais e de treinamento na área da segurança pública, segundo explica o secretário Ronaldo dos Santos. Os fatores custo, tempo e disponibilidade nem sempre permitem investimentos individuais para o aperfeiçoamento dos profissionais que compõem a Secretaria Coordenadora de Justiça e Defesa Social.

“A utilização de novas tecnologias aplicadas à educação, notadamente a televisão por satélite, e a rede Internet, proporcionam a disseminação do conhecimento para contingentes cada vez maiores, com redução de custos na medida em que cresce o número de participantes no aprendizado. Isso justifica o investimento inicial com equipamentos, rede de comunicação e desenvolvimento de conteúdos”, justifica.

O Telecentro de Segurança Pública é um projeto que compõe o Programa de Ensino à Distância – EAD, desenvolvido pela SENASP e é voltado para os 27 Estados da Federação, visando promoção do conhecimento dos servidores das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, do Centro de Perícias Forenses, das secretarias de Ressocialização, e de Cidadania e Direitos Humanos, além das polícias Federal e Rodoviária.

Para o coronel Marcos Vinícius Ferreira Gomes, coordenador do Telecentro, o EAD “representa um marco histórico para o ensino policial, pois permite que o policial-aluno faça o seu próprio horário e no local em que estiver, basta que ele se conecte à Internet para ter acesso ao conhecimento”.

Para facilitar o acesso à rede web, a SCJDS está disponibilizando uma sala-web com 15 computadores conectados à internet e com câmeras filmadoras que permitem videoconferências entre os policiais de todos os estados do País, promovendo a troca de experiências e descobertas de soluções para a segurança pública. Os alunos serão acompanhados por um instrutor, que vai supervisionar e avaliar o nível de aprendizado de cada um.

Além da sala-web, a Defesa Social também vai dispor de uma sala de vídeo-conferência por satélite, onde serão ofertadas palestras e vídeo-aulas à distância, com programação da recém-inaugurada TV Segurança Pública.

As matrículas para os cursos à distância estarão abertas durante todo o mês de julho. Serão ofertados, inicialmente, três cursos: Isolamento em Local de Crime, Tráfico de Seres Humanos e Violência e Criminalidade e Prevenção. “Esses são cursos têm excelente padrão de qualidade e serão transmitidos para os gestores dos telecentros e para os profissionais da segurança pública de todo o País”, informou Ronaldo dos Santos.

Visitas

O modelo pedagógico elaborado pela Senasp não foi pensado aleatoriamente. Equipes especializadas de educadores, conteudistas e pedagogos, conhecedores dos temas e da problemática da segurança pública, percorreram, em todo o Brasil, as instituições ligadas ao tema. Diante do diagnóstico, eles apresentaram a idéia do Projeto, que foi aprovada sob a égide das disponibilidades e demandas relativas às questões educacionais, em cada uma das unidades policiais visitadas.

Fonte: Alagoas24horas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos