Reconhecimento como Patrimônio Histórico Nacional era esperado há 20 anos

Alagoas24HorasAlagoas24Horas

A cidade de Marechal Deodoro se enfeitou de manifestações culturais para receber o ministro da Cultura, Gilberto Gil. Mesmo sem entender completamente o motivo da vinda do ministro ao município, a população compareceu em massa ao palco da solenidade instalado às margens da Lagoa Manguaba.

A partir de hoje Marechal Deodoro faz parte das 62 cidades brasileiras tombadas como Patrimônio Histórico Nacional. A homologação do tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade foi assinada na manhã de hoje por Gilberto Gil, com a presença das autoridades locais.

De acordo com o prefeito da cidade, Danilo Damaso, o reconhecimento era esperado há mais de 20 anos. “Finalmente no patrimônio foi reconhecido. Foram mais de 20 anos de espera por este reconhecimento”, disse.

A justificativa pela demora para o tombamento da cidade veio do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM), Luiz Fernando de Almeida. Para ele, a demora na decisão de homologação não difere Marechal Deodoro das outras 61 cidades brasileiras também tombadas como Patrimônio Histórico Nacional.

“A homologação apenas agrega ao reconhecido valor que a cidade de Marechal Deodoro já tem. Ela passa a ser mais uma cidade do Patrimônio Nacional e terá todo o apoio para manter sua identidade”, completou Luiz Fernando.

De acordo com o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAM, a aprovação do tombamento se deu avaliando, especialmente, dois aspectos, um envolve dois bens já tombados pelo instituto (a casa de Marechal Deodoro e o convento e igreja de São Francisco). O outro aspecto observa a parte arquitetônica da cidade, que envolve o Centro, a área do Carmo e a do bairro de Taperaguá.

Para o governador do Estado, Luís Abílio de Souza, hoje é um dia de grande importância para Alagoas e representa um ato de respeito ao passado alagoano.

“O tombamento representa o renascimento do município de Marechal Deodoro. O tombamento não é apenas a vontade dos poderes públicos e sim a integração entre a comunidade e seus bens, afirmando a construção da nossa identidade”, afirmou Abílio.

Segundo o ministro Gilberto Gil, o Ministério da Cultura vem fazendo o possível para valorizar com reconhecimento e recursos os patrimônios históricos do Brasil.

“Cumprimos mais uma etapa muito esperada pelo Ministério. A cidade de Marechal Deodoro se junta às demais cidades do país já tombadas como Patrimônio Histórico Nacional. Marechal passa a gora a se incluir no panorama cultural e arquitetônico do país e, com isso, passa a ter novas responsabilidades impostas pelo estatuto do tombamento”, ressaltou.

Nelson da Rabeca

Durante a solenidade de tombamento da cidade, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, assistiu a apresentação do artista da terra Nelson da Rabeca e recebeu de presente uma rabeca, instrumento confeccionado pelo próprio músico.

Gilberto Gil chegou a arriscar algumas notas no instrumento e cantarolou um repente saudando a população de Marechal. O ministro sugeriu ainda ao secretário de Cultura de Alagoas, após a apresentação de Nelson da Rabeca, que o artista seja reconhecido por um programa do Ministério da Cultura como mestre de artes e ofícios dos saberes e fazeres populares.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos