Mostra resgata cultura popular em Maceió

Alagoas24horasNenéu Liberalquino e Teka Calazans animarão Mostra de Cultura Popular

Nenéu Liberalquino e Teka Calazans animarão Mostra de Cultura Popular

A Escola Superior de Magistrados de Alagoas (Esmal) realiza, neste final de semana, a I Mostra de Cultura Popular. O evento reunirá exposições de artesãos e cantores de expressão e raízes populares, como Teka Calazans e a banda Poeira Nordestina.

Para a diretora geral da Esmal, desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, a idéia é para integrar a sociedade e deixá-la mais próxima da cultura popular. “Faltam políticas públicas e chegou a vez do poder judiciário dar essa colaboração com a cultura popular”, explicou.

Ainda de acordo com a desembargadora, essa será a primeira ação de incentivo à cultura, mas outras ações acontecerão em breve, com a inauguração do Cine Cultural Fernanda Montenegro e da biblioteca da Esmal.

“Hoje em dia, temos o Café Literário, onde qualquer um pode expressar meios culturais, como declamar uma poesia ou debater sobre assuntos literários. O café, a mostra de cultura e os outros a serem inaugurados serão abertos ao público, sem restrição”, completou.

Cultura

Nesta tarde, os participantes da I Mostra Cultural estiveram juntos e debateram meios de incentivar a cultura no Estado. Uma das iniciativas partiu do músico Jurandir Bozo, do grupo Poeira Nordestina, que – em conjunto com a banda – gravou um vídeo com relatos de personalidades ligadas à Cultura Popular e ainda ensina a cultura em sala de aula.

“Eles serão multiplicadores da cultura, que não pode ser aprendida à força, mas com prazer”, explicou. A idéia também é defendida pelo violonista e compositor Nenéu Liberalquino e o instrumentista Cláudio Moura, que também defendem uma sistematização do ensino de música.

“O Jazz é a música mais tocada em todo o mundo porque há muitas escolas para divulgar como se toca esse tipo de música. Hoje em dia falta um meio de divulgar a cultura popular”, alertou.

Para finalizar o assunto, Teka Calazans, cantora que passou muito tempo na França, definiu a cultura popular como a arte do povo. “É do povo e é melhor quando é feita pelo povo, mantendo as tradições”, afirmou.

Programação

A abertura será amanhã, às 15h, e à noite, às 20h30 está marcado o show com Teka Calazans e banda.

No domingo, a visitação da exposição será aberta às 9h e às 17h está marcado o show com a banda Poeira Nordestina.

O evento acontecerá na Escola Superior de Magistratura, que fica na rua Cônego Machado, no Farol, e é gratuito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos