Feira Camponesa reuniu nove municípios e vendeu 265 toneladas de alimentos

A Comissão Pastoral da Terra encerra, na tarde desta sexta-feira, a quinta edição da Feira Camponesa.

O evento teve início na última terça-feira, na Praça da Faculdade, e reuniu 145 feirantes de nove municípios. A V Feira Camponesa contou com a participação de agricultores de 13 assentamentos da reforma agrária, sete acampamentos e uma área de posseiros.

Segundo a coordenação da CPT Alagoas, aproximadamente 265 toneladas de alimentos foram vendidas ao longo dos quatro dias. Dos 64 produtos diversificados, o destaque ficou para as lavouras brancas, colhidas em curtos períodos de tempo.

A exemplo das edições anteriores, os produtos foram bem recebidos pela população, especialmente pelos moradores da região do Prado e adjacências. Consumidores das partes baixas de Maceió e assistidas por redes de supermercados também estiveram à procura de alimentos orgânicos e frescos – o que dá a marca de qualidade às feiras camponesas.

Outro diferencial do espaço de comercialização criado pela Pastoral da Terra é a promoção de um diálogo com a população urbana a respeito do modo de produção dos alimentos, bem como da importância da reforma agrária para a segurança alimentar no país.

"As feiras camponesas estabelecem um importante vínculo entre o produtor e o consumidor dos alimentos cultivados. A eliminação do atravessador possibilita um fortalecimento da identidade camponesa", ressalta Cícero Adriano, coordenador da assistência técnica nas áreas acompanhadas pela CPT Alagoas.

Além dos produtos expostos à venda, o consumidor teve a oportunidade de assistir seis shows de artistas alagoanos que compuseram o Circuito Cultural da V Feira Camponesa. As apresentações ficaram por conta de Marcelo Cabral e Trio Coisa Linda e Cumbuca; Santadica e Naldinho e Grupo Chama Luz e Dona Maria.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos