Saiba o que abre e fecha no Dia da Consciência Negra

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, festejado na próxima segunda-feira, repartições públicas estaduais serão fechadas e a prefeitura de Maceió determinou ponto facultativo para os funcionários municipais.

Já agências bancárias, comércio, shoppings e supermercados serão abertos em horário normal, devido às proximidades das festas de fim de ano, período de aumento de vendas.

Em Alagoas, a data é considerada feriado estadual desde 1º de agosto de 1995, quando a Lei Estadual, de número 5.724, foi promulgada pela Assembléia Legislativa de Alagoas.

Dia da Consciência Negra

A comemoração do dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi escolhida devido à morte do líder dos quilombolas, Zumbi dos Palmares, nesta mesma data, no ano de 1695, após ter sido delatado aos portugueses, por um integrante de seu bando.

Em Alagoas, durante toda semana a data foi lembrada através de diversas apresentações de rodas de capoeiras e grupos de dança afro e de teatro, em 12 bairros de Maceió.

Hoje, no Palácio República dos Palmares, foi realizado o Encontro Afro-Alagoano de Educação. No domingo, haverá um culto e apresentação artístico-cultural, às 9h, na Igreja Batista do Pinheiro, e às 17h, será promovida a noite da Beleza Negra, no bar Dendê da Bahia, em Cruz das Almas.

Na segunda-feira, a festa será marcada com uma programação especial. No Teatro Deodoro, às 17h, será realizada a entrega da Medalha da Ordem do Mérito dos Palmares a personalidades. A solenidade contará com apresentação do coreógrafo Edu Passos, com performance de dança afro-primitiva, Coretfal e declamação de poesia.

Serão agraciados os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara Federal, Aldo Rebelo; os ministros dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Júnior, e do Tribunal Superior Eleitoral, Humberto Gomes de Barros; o diretor da Fundação Palmares em Brasília, Edvaldo Mendes Araújo; o presidente da Academia Maceioense de Letras, Cláudio Antônio Jucá Santos; a museóloga Carmem Lúcia Dantas; o presidente da Federação dos Cultos Afro-Umbandistas de Alagoas e mais antigo babalorixá de Alagoas, José Benedito Maciel, que hoje está com 99 anos, e a cantora Leureny Barbosa.

União

Em União dos Palmares, a programação será realizada na praça Basiliano Sarmento e na Casa Jorge de Lima. No dia 11, será realizado o Encontro de Formação sobre o Quilombo dos Palmares, um estudo coletivo entre Mocambo Anajô e Guias de Turismo de União dos Palmares, na Casa Jorge de Lima, das 14 h às 17. Nos dias 19 e 20 serão promovidas diversas apresentações afro-culturais, roda de capoeira e shows musicais.

Com Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos