Pontos de Cultura de Alagoas se reúnem na Jatiúca

Alagoas 24 HorasO Grupo Cadeeiro Acesso de Arapiraca faz a alegria do público

O Grupo Cadeeiro Acesso de Arapiraca faz a alegria do público

O corredor Vera Arruda, localizado na Jatiúca, é palco do maior evento de cultura de Alagoas. Cerca de 350 jovens assistidos pelos 20 pontos de cultura participam, hoje, da II Ciranda de Cultura promovida pela Secretaria Executiva de Cultura (Secult).

Segundo um dos coordenadores do evento, Julien Costa, a ação é uma grande confraternização de encerramento dos pontos de cultura e visa mostrar ao público alagoano os trabalhos realizados durante todo o ano.

As atividades acontecem simultaneamente em dois palcos montados no corredor, com apresentações de Taekwondo, do grupo Marechal em Movimento, Toré da tribo Kariri-Xocó, peças teatrais do grupo Cultural do bairro do Graciliano Ramos, coco-de-roda da Cultura para o Desenvolvimento de Arapiraca, arte circense, entre outros grupos.

Para a adolescente, Gabrielly Stefhany, de 13 anos, participar de um evento deste porte era seu grande sonho. “Estou no Cultuart há cinco anos e sempre tive o desejo de apresentar a peça que participo em outros municípios, ou em eventos em que estejam outros grupos culturais. Só precisava de uma oportunidade. O espetáculo faz uma triagem da evolução do homem desde a pré-história”, disse.

Pontos de Cultura

O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as suas demais ações. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras.

Uma pequena marca, um sinal, um ponto sem gradação hierárquica, um ponto de apoio, uma alavanca para um novo processo social e cultural. Como um mediador na relação entre Estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si.

Com informações da Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos