Grupo busca solução para o assoreamento da laguna Mundaú

Ascom/IMAGrupo busca solução para o assoreamento da laguna Mundaú

Grupo busca solução para o assoreamento da laguna Mundaú

O assoreamento é um dos principais problemas da laguna Mundaú e também o principal ponto de debate de uma equipe multidisciplinar, motivada pelo Ministério Público Estadual (MPE), com a participação do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e das equipes de diversos órgãos. Com base em um estudo batimétrico realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) é possível identificar os principais fatores responsáveis pelo acúmulo de milhares de metros cúbicos de sedimentos.

Um passo importante foi dado na quinta-feira quando foram realizadas uma reunião de trabalho e uma vistoria no canal principal da laguna Mundaú pelas equipes do IMA, ANA, MPE, Ministério Público Federal (MPF), Comitê do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Também participaram da reunião os representantes da prefeitura de Marechal Deodoro, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro e Chefe da Assessoria Técnicca do IMA, a batimetria aponta “como principal causa do assoreamento o carreamento de dejetos por falta de saneamento nos aglomerados que circundam a laguna e seu afluente”. Dessa forma, apenas a dragagem não seria suficiente para resolver a situação, “é preciso resolver também a questão do saneamento precário”, comenta.

Os principais problemas enfrentados pelo CELMM, além do assoreamento, são as ocupações irregulares e pressão imobiliária, deposição de resíduos sólidos e esgotos e a pressão causada pelos aglomerados urbanos do entorno.

As lagunas Mundaú e Manguaba estão localizadas no litoral central do estado de Alagoas, entre os tabuleiros e o oceano. A Mundaú possui cerca de 27 km², sendo receptora do rio Mundaú. A Manguaba, com cerca de 42 km², é alimentada pelos rios Remédios, Paraíba do Meio e Sumaúma. A ligação entre as duas lagunas ocorre por uma série de canais interligados, com cerca de 12 km². Perfazendo uma área total de cerca de 81km².

Fonte: Ascom/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos