Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

EAD como ferramenta transformadora de vidas: Residência Educação é credenciada no DF para ofertar cursos no sistema prisional

A Educação a Distância deve ser inclusiva, ausente de fronteiras, sejam elas geográficas, culturais ou de acesso.

A implantação de formação educacional para detentos de Penitenciárias Estaduais pode contribuir para a reeducação social, ética e oportunizar a reinserção social de homens atualmente privados de sua liberdade por atos infracionais.

O comprometimento com a mudança das realidades sociais dentro de Centros de Detenção é encarado como oportunidade de cumprimento de sua responsabilidade social por parte do Instituto Residência Educação .

A Educação a Distância tem alcançado regiões distantes de centros urbanos mais desenvolvidos, oportunizando para que pessoas que de outra forma estariam privados de uma educação de qualidade, possam ter sua formação apesar das distâncias geográficas.

A distância geográfica, de fato, pode ser superada com a Educação a Distância (EAD).

A questão que surge agora é: e quanto às fronteiras e distâncias sociais?

Outra iniciativa por parte do Poder Público é a oferta de educação aos detentos, como forma de capacitação para sua reinserção social no momento da conquista de sua liberdade legal.

Diante da problemática apresentada, o sistema presencial de ensino parece não oferecer respostas adequadas para o atendimento às necessidades dos detentos.

O deslocamento dos alunos detentos para uma sala de aula numa instituição de ensino apresentar-se-ia como um desafio logístico de custos elevados para o Estado, que já enfrenta demandas desafiadoras para manter e adequar o sistema prisional.

Dessa forma, a Educação a Distância apresenta-se como uma solução ideal para atender esta necessidade.

A empresa de EAD Residência Educação, com mais de 11 anos de atuação na formação de técnicos presencial e a distância, é um ponto de referência educacional destacado no Brasil e recentemente foi credenciada no sistema penitenciário do Distrito Federal – Brasília- a ofertar cursos de formação inicial e continuada – profissionalizantes ou de requalificação profissional aos sentenciados do sistema prisional daquela unidade da federação.

O empresário Hélio Laranjeiras que recentemente tomou posse como membro do conselho de educação do Distrito Federal, e Diretor Presidente do Instituto Residência Educação falou que ” O EAD pode e deve ser utilizado para cumprir seu papel social não só com a população em geral, mas também com a população carcerária, proporcionando uma formação de qualidade DENTRO do ambiente prisional”.

A missão corporativa declarada do Instituto Residência é: “Promover a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária” continua o empresário Hélio Laranjeira.

“Dentro deste paradigma, nada mais justo do que utilizar a estrutura pedagógica e tecnológica de nossa instituição para promover, de fato, esta sociedade mais justa e solidária” finaliza o Empresário Hélio Laranjeira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos