Blog

Bispo Filho

Bispo Filho é Administrador de Empresas e Estudante de Jornalismo.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Pandemia do Covid 19 traz novos desafios aos 30 anos do ECA

O Estatuto da criança e do adolescente completa nesta segunda feira , dia 13 de julho, 30 anos.A legislação que protege e garante os direitos da população infanto juvenil, chega à três décadas com avanços, mas, também com grandes desafios.

Avanços como a criação e expansão dos conselhos tutelares e dos conselhos de direitos , a redução da mortalidade infantil, a implementação de políticas públicas e sociais e um papel fundamental a justiça da infância e juventude, nas questões que a família e o poder público não exercem as suas atribuições.

O contexto atual e o pós pandemia do novo corona vírus pode agravar pode agravar a vulnerabilidade social de crianças e adolescentes.

Para o conselheiro tutelar Fábio Rogério, a realidade é de aumento da violência doméstica, trabalho infantil e evasão escolar, uma parcela grande de crianças e adolescentes não estão conseguindo estudar, Temos muitos estudantes que estão se desvinculando da escola.As crianças podem se tornar as maiores vítimas da pandemia , devido ao impacto econômico que atinge as famílias, sabemos que a pobreza e a vulnerabilidade social, afetam mais as crianças do que os adultos.

Neste dia que comemoramos 30 anos do Estatuto, refletimos sobre os avanços gradativos em áreas como a assistência social , saúde e educação, mais é fato que ainda nos dias de hoje pontos importantes do ECA não foram aplicados.

Precisamos fortalecer o engajamento de cidadãos e cidadãs que atuam e se dedicam diariamente nessa causa , para que nos próximos anos de comemoração do Estatuto, possamos celebrar vitórias, avanços e novas oportunidades para as nossas crianças e adolescentes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos