Economia Solidária é implantada em Maceió

O prefeito Cícero Almeida recebeu, nesta quinta-feira, em seu gabinete, a visita do secretário nacional de Economia Solidária, Fábio Sanches, que esteve em Maceió para acompanhar a implantação do projeto de economia solidária. A inclusão dessa política de trabalho na capital vem sendo feita pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo o secretário Fábio Sanches, o acompanhamento desse trabalho é necessário para que Maceió esteja em sintonia com a política nacional de economia solidária.

Entre os alvos do projeto de inclusão estão as cooperativas de catadores de lixo da cidade. Os trabalhadores da Vila Emater são algumas das pessoas que poderão ser beneficiadas. Outro grupo, sugerido pelo secretário de Governo da Prefeitura, Pedro Alves, é o das marisqueiras da Favela de Jaraguá. Elas seriam beneficiadas depois após a conclusão, pela prefeitura, do processo de transferência para um novo conjunto habitacional, na praia do Sobral.

Segundo o titular da Semtabes, secretário Arnóbio Cavalcanti, até a primeira quinzena de março serão definidos os nomes dos membros que vão compor o Conselho Municipal de Economia Solidária.

Mais projetos

Além da formação do Conselho, outras ações vêm sendo planejadas pela Semtabes. A partir de março, dois mil jovens serão selecionados para participar de capacitações profissionais do ProJovem Trabalhador. Ao final dos seis meses de qualificação, os alunos que apresentarem melhores resultados já sairão do curso com empregos garantidos, inseridos no mercado de trabalho.

Outra novidade na área será a criação do Sistema Público Municipal de Emprego, prevista para o dia 1º de maio deste ano. A partir dessa data, qualquer trabalhador de Maceió que estiver desempregado poderá receber capacitação profissional. Além disso, o órgão também fará a intermediação para a inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos