1º de Outubro: Dia Nacional da Pessoa Idosa

No Brasil vivem hoje mais de 21 milhões de pessoas idosas.

IlustraçãoIlustração

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Os idosos ocupam um espaço importante na família, principalmente por sua história no ambiente familiar e pela experiência de vida acumulada. Mais isso, muitas vezes são os idosos os principais responsáveis pela renda familiar.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio de 2009 (Pnad) mostrou que no Brasil vivem hoje mais de 21 milhões de pessoas idosas com 60 anos ou mais. Entre estas, mais de 6 milhões trabalham e a grande maioria e aposentada ou pensionista .

Mais importante que o papel econômico, a própria convivência com a pessoa idosa no lar deve ser valorizada pelos familiares. Envelhecimento é, antes de tudo, um momento que faz parte do ser
humano. È uma fase da vida como as demais,mas com suas características próprias,que precisam ser respeitadas pela família,pela comunidade e pelo Poder Publico.

O Artigo 230 da Constituição Federal diz que é dever da família, da sociedade e do Estado "amparar as pessoas idosas, assegurando a sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito á vida". O Estatuto do Idoso (Lei 10741/2003)
também coloca a família como responsável pela garantia do bem-estar desta população, mas a realidade ainda é bem diferente.

Há necessidade de uma maior conscientização das famílias com relação á responsabilidade com seus idosos. Não somente nos cuidados, mas também na forma de tratar a pessoa idosa, que muitas vezes é infantilizada e tutelada pela própria família, deixando de ser um cidadão de direitos, livre para ir e vir. Que o Dia Nacional da Pessoa Idosa seja marcado por ações que promovam e assegurem os direitos das pessoas idosas e pela sua participação na sociedade, para que o
envelhecimento aconteça com dignidade.

Fonte: Crismédio Vieira/ Coordenador da Pastoral Idosa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos