Projeto Acenda uma Vela chega a Maragogi

IdeárioProjeto leva cinema às comunidades

Projeto leva cinema às comunidades

PROJETO ACENDA UMA VELA REINICIA
ITINERÂNCIA NESTE MÊS DE MARÇO

Céu estrelado, brisa do Atlântico, calmaria do rio ou da lagoa e filmes para todos os tipos de público. Este é o clima do projeto de cinema itinerante Acenda uma Vela, que realiza anualmente exibições de filmes em velas de jangada pelo litoral de Alagoas. A ação é realizada pela organização cultural Ideário com o patrocínio do Ministério da Cultura (FNC) e proporciona lazer e debate sobre cinema, nos moldes cineclubistas, para diversas comunidades. A 4ª edição do projeto será iniciada no hoje, 13 de março, sexta-feira, na praia de São Bento em Maragogi. Os eventos são totalmente gratuitos.

Nesta edição do projeto, serão contempladas as seguintes cidades alagoanas: Maceió (capital), Maragogi (Litoral Norte), Piranhas (região do Baixo São Francisco) e Marechal Deodoro (cidade histórica na beira da Lagoa Mundaú). Ao todo serão oito eventos itinerantes até o início do mês de maio. Além da mostra geral de curtas, acontecerão duas mostras específicas para o público infanto-juvenil, intitulada Acenda uma Velinha, com caráter lúdico e educativo, nas exibições na praia de São Bento/Maragogi e no povoado de Entre Montes/Piranhas, na beira do rio São Francisco. Para ver a programação completa, basta acessar www.acendaumavela.blogspot.com.

A cada ano o projeto recebe uma adesão maior de curta-metragistas brasileiros interessados em exibir seus filmes de forma inusitada e para um público que, em sua maioria, nunca foi ao cinema. A programação é composta por curtas-metragens de diversos gêneros, enviados por realizadores de todas as regiões do Brasil, e selecionados através da curadoria do cineasta Hermano Figueiredo e sua equipe. A mostra também contempla videoclipes e conta com o acervo da central de acesso ao cinema brasileiro, a Programadora Brasil.

Acender uma vela é uma atitude emblemática que chama a atenção para a necessidade de democratizar o audiovisual brasileiro. A ação tem um caráter político, poético e performático, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar.

Ideário e seu cinema itinerante

Nas escolas, praças, velas de embarcações, paredes de edifícios, redes de dormir, nas barrigas de boi e de gente. O cinema no olho da rua, para todos os olhos. Este é o objetivo do cinema itinerante Ideário, que atua na democratização dos bens culturais, seduzindo e conquistando platéias dos bairros periféricos e cidades do interior do Nordeste com exibições audiovisuais em espaços públicos e nos suportes mais inusitados.
Além de organização não-governamental (ONG) e cineclube, a Ideário também é um Ponto de Cultura e de Leitura através do MinC que desenvolve trabalho com jovens da periferia de Maceió. Tem como objetivo produzir e socializar conhecimentos através de linguagens artísticas e meios digitais e entre outras atividades produz obras audiovisuais, edita publicações e realiza ações de incentivo à leitura em escolas públicas.
Para mais informações, acesse www.ideario.org.br

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos