Operação combate comércio ilegal de madeira

Alagoas24HorasVenda de madeira está sendo fiscalizada

Venda de madeira está sendo fiscalizada

Com o objetivo de combater o comércio ilegal de carvão, lenha e madeira, os fiscais ambientais percorreram estabelecimentos que vendiam esses produtos e flagraram irregularidades. Até o momento, ninguém foi preso, mas mercadorias foram apreendidas e estabelecimentos foram autuados e até interditados.

A operação denominada como Madeira Legal foi articulada pelo Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Ibama.

De acordo com o secretário da Sempma, Ricardo Ramalho, a operação, apesar de ser repressiva, tem caráter educativo. “Queremos conscientizar esses comerciantes e também a população sobre a importância de adquirir madeira legalizada”, explica.

Em um estabelecimento na Levada, centenas de sacos de carvão eram vendidas sem licença ambiental. O proprietário, Mário Gerônimo, alegou ter autorização do Ibama, mas não apresentou documento comprobatório, por isso foi autuado e teve o estabelecimento interditado pelos fiscais.

Em outro ponto da cidade, na BR 316, mais de 400 entroncas de madeira foram apreendidas. O comerciante José Queiroz Maia Neto disse estar regularizado, mas não apresentou a documentação de comprovação da origem no momento da abordagem. Depois que o material foi levado à Sempma, o comerciante apresentou a documentação, que será analisada. “A madeira está regular, o problema é que eu não estava com o documento na hora. Tive que ir buscar em Barra Nova ”, disse.

“Está errado. É como no trânsito: se você tem um veículo, você tem que dirigir com o documento. Ninguém sai com carro e deixa o documento em casa. Se for pego numa blitz, o carro é apreendido na hora. Foi o que aconteceu. Ele pode se dirigir à Sempma e apresentar sua defesa. Além disso, apesar de não ser da nossa competência, e sim da SMCCU, ele estava ocupando espaço público sem nenhuma licença da prefeitura”, destacou Ramalho.

A operação prossegue esta semana e deve ser intensificada com a proximidade dos festejos juninos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos