Bombeiros recomendam interdição da torre da Catedral Metropolitana

Após seis horas de trabalho, envolvendo 23 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, o chefe da operação, major Carlos Burity, informou à reportagem do Alagoas24horas que irá recomendar a interdição da torre direita do prédio da Catedral Metropolitana de Maceió.

A corporação foi acionada na última terça-feira para realizar o trabalho de manutenção, uma vez que se acreditava, em princípio, que uma espécie de vegetação estivesse florescendo no local e quebrando parte da cúpula, ameaçando os freqüentadores do principal templo católico da capital, daí o caráter emergencial do trabalho, cujo planejamento foi realizado no mais curto prazo de tempo possível.

No entanto, ao chegar ao local, os bombeiros do Grupamento de Salvamentos Especiais encontraram uma situação ainda mais grave. Segundo o major Burity, uma árvore cresceu na cúpula e a destruiu parcialmente, fazendo com que parte dos azulejos descolasse e caísse sobre as pessoas.

Burity informou, ainda, que foi necessário utilizar motossserra para cortar os galhos da árvore e que os bombeiros envolvidos na operação retiraram mais de 50 quilos de azulejos da cúpula.

“Ficamos impressionados com a gravidade da situação. Além de todas as dificuldades previstas, tivemos que ter cuidado ao remover os azulejos, por se tratar de prédio histórico, mas a árvore está totalmente enraizada e por isso encaminharemos ao comando a recomendação da interdição”, informou o major.

A recomendação de interdição deverá ser encaminhada para o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), no entanto, o major Burity deixou claro que a interdição da torre não deve afetar a rotina da catedral.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos