ALE realiza sessão pública para debater campanha pelo desarmamento

O plebiscito sobre o desarmamento foi tema da sessão pública de hoje à tarde da Assembléia Legislativa, contando com a presença apenas da deputada Maria José Viana (PSB) e de jovens convocados pela ONG Construção Jovem. O procurador da República, Delson Lyra abordou o tema da violência x desarmamento.

Em sua palestra, Delson Lyra – que já foi delegado da Polícia Federal – apresentou uma pesquisa feita pela ONU sobre o número de homicídios praticados com armas de fogo. Os dados mostram que das 861 jovens morreram vítimas da violência em Alagoas em 2003. Desse total, 301 mortes foram praticadas por armas de fogo.

“Por isso, usar o discurso de que a arma é um instrumento de defesa é bastante duvidoso”, comentou o procurador, acrescentando que na maioria dos casos a arma foi utilizada para matar alguém. Então, usar arma só traz consequências ruins”, ressalta.

Para ele – que também já foi instrutor de tiro da PF –, o governo deve dificultar ao máximo o acesso da população a arma de fogo. “Arma nunca foi instrumento de paz nem de convivência social pacífica”, garante, lembrando que no plebiscito de 23 de outubro o “mais importante é a juventude participar dizendo sim ou não à proibição da venda de armas no País.

“Os jovens devem formar uma consciência a respeito do assunto”, acrescentou, dizendo que vai votar pela proibição porque a medida criaria obstáculo para que a população tenha acesso a uma arma.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos