Armazéns para estoque da produção serão ampliados em Alagoas

Ascom SeagriAscom Seagri

Os armazéns que estocam o milho recebido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para repasse aos criadores alagoanos serão ampliados. A medida foi discutida em reunião entre representantes do órgão, do Governo do Estado e produtores rurais, nesta terça-feira (4), na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

A ampliação e até a construção de novos armazéns, onde for necessário, será possível devido ao Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, anunciado pela presidenta Dilma Roussef. O governo federal pretende dobrar a capacidade de armazenagem da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que receberá R$ 500 milhões na próxima safra.

De acordo com o superintendente da Conab em Alagoas, Elizeu Rego, os armazéns utilizados pela Companhia estocam o milho que vem de outros Estados e é repassado aos agricultores, mas também servem para armazenar a produção local, principalmente de feijão e farinha. “Essas unidades que vamos ampliar vão absorver a produção de grãos do Estado, especialmente na região do Canal do Sertão, que se tornará uma grande produtora desses alimentos devido à agricultura irrigada”, afirmou. “Essas unidades terão uma capacidade para estocar de 50 a 60 mil toneladas”, emendou Elizeu Rego.

“O Canal do Sertão é a obra com maior poder de transformação socioeconômica de Alagoas, pois ele vai promover a geração de empregos, de renda, a fixação das famílias no campo e permitir que alguns municípios se tornem polos de produção de forragens, grãos e alimentos em geral. É de fundamental importância a melhoria desses armazéns”, defendeu o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Durante o encontro, ficou definido que será construído um novo armazém da Companhia na região metropolitana de Maceió, com uma capacidade maior que o usado atualmente, localizado no bairro de Bebedouro. Também ganharão armazéns os municípios de União dos Palmares, Arapiraca e Delmiro Gouveia. Em Santana do Ipanema, devido à parceria com o Estado, será mantido o atual armazém. O de Palmeira dos Índios também será mantido.

Seca – Na reunião desta terça-feira (4), também foram discutidas ações para convivência com a seca que virá depois das chuvas. O secretário José Marinho Júnior falou sobre a implantação de 8 mil unidades para armazenamento de água, em 15 municípios, por meio de um convênio entre a Seagri e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, e o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite (Sindleite), André Ramalho, defenderam a construção de médias e grandes barragens de uso coletivo na região da Bacia Leiteira e do Médio Sertão. A demanda será levada pelos secretários José Marinho Júnior e Napoleão Casado, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que também participou da reunião, ao Comitê Integrado de Combate à Seca e ao governo federal.

Fonte: Ascom Seagri

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos