Renan e Teotonio recebem medalha do governo mineiro

Agência SenadoAgência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o senador licenciado Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL) receberam ontem, em Mariana (MG), a medalha do Dia de Minas Gerais, entregue pelo governador Aécio Neves (PSDB), em cerimônia que comemorou os 310 anos de fundação da cidade, localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte e que foi a primeira capital do estado.

A condecoração também foi entregue ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e orador oficial do evento, Marco Aurélio Mello, à ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmem Lúcia Antunes Rocha, ao ex-ministro do STF Carlos Velloso e a mais de 20 personalidades estaduais, como secretários de governo e prefeitos municipais.

O evento foi realizado na Praça Minas Gerais, que reúne alguns dos principais atrativos turísticos de Mariana, como a igreja de Nossa Senhora do Carmo (1784)- que foi destruída por um incêndio em janeiro de 1999 e já se encontra quase que totalmente restaurada -, a igreja de São Francisco de Assis (1763) e a Casa de Câmara e Cadeia (1768), que hoje abriga a Câmara de Vereadores de Mariana.

Renan chegou ao local do evento por volta do meio-dia, na companhia do governador Aécio Neves e do ministro Marco Aurélio. Após serem recebidos com honras militares, os três passaram em revista a tropa da Polícia Militar estadual e deram início à cerimônia, com a execução do Hino Nacional e o hasteamento das bandeiras das unidades da Federação.

Em seguida, Aécio assinou o decreto que transferiu simbolicamente a capital do estado para Mariana naquele dia e distribuiu as medalhas do Dia de Minas Gerais ao lado do prefeito de Mariana, Celso Cota Neto (PMDB). Na mesma ocasião, o prefeito ainda entregou a Aécio uma medalha, cunhada em ouro pela Casa da Moeda, em homenagem aos 310 anos de Mariana. A mesma distinção, cunhada em bronze, foi distribuída aos demais agraciados, com a medalha do Dia de Minas Gerais.

A cerimônia contou com os pronunciamentos de Celso Cota Neto, Marco Aurélio Mello e de Aécio Neves que, ao final do evento, entregou duas bandeiras estaduais aos presidentes do TSE e do Senado. A entrega das medalhas foi encerrada com um desfile da banda da Guarda Municipal de Mariana, da Banda União, da Fanfarra de Mariana e da Sociedade Musical XV de Novembro.

Homenagem

De acordo com informações da prefeitura municipal de Mariana, o projeto de criação do Dia do Estado de Minas Gerais foi de autoria do atual vice-prefeito da cidade, Roque Camêllo (PSDB), em 1977. Em 1979, o então governador Francelino Pereira sancionou a lei 7.561, instituindo o Dia do Estado de Minas Gerais coincidente com o aniversário de Mariana.

Em 1989, Camêllo propôs à Constituinte mineira que 16 de julho fosse declarado dia cívico do estado, denominando Semana de Minas aquela em que recaísse a data, com a realização de celebrações cívicas em todo o território mineiro. Tanto a lei ordinária quanto a Constituição estadual estabeleceram a transferência simbólica da capital do estado para Mariana no dia 16 de julho.

A medalha comemorativa ao Dia do Estado de Minas Gerais foi instituída por meio de decreto municipal, em 1980.

Ainda de acordo com informações da prefeitura municipal, a cidade de Mariana surgiu com a bandeira de Salvador Furtado, que, após uma longa viagem, chegou aos pés do Pico do Itacolomi no dia 16 de julho de 1696. Surgia, assim, a primeira vila de Minas Gerais, batizada de Vila do Carmo.

Em 1745, por ordem do rei de Portugal, Dom João V, a vila foi elevada à condição de cidade, com o nome de Marianna (de acordo com a grafia da época), em homenagem à esposa do soberano, a rainha Maria Ana D’Áustria.

A cidade foi a primeira capital do estado, que, em seguida, foi transferida para a Villa Rica de Ouro Preto, que se destacava pelo volume de ouro encontrado na região.

Em 1945, por decreto do então presidente Getúlio Vargas, Mariana foi transformada em Patrimônio Nacional devido à beleza e à importância histórica e cultural de seu casario e de suas igrejas coloniais.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos