Imprensa Oficial participa da V Bienal do Livro

AssessoriaAssessoria

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos fará de sua participação na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas uma mostra significativa da atual produção editorial do Estado, nos mais diversos campos do conhecimento. Um estande de 36 metros quadrados vai abrigar títulos que vão da literatura infantil aos clássicos do pensamento alagoano, relançados em edições caprichadas.

Além disso, a revista Graciliano, única publicação voltada exclusivamente para a arte e a cultura de Alagoas, vai lançar seu mais novo número e relançar as últimas edições, com design e conteúdo totalmente reformulados. O melhor da poesia de Jorge Cooper, diversos títulos em formato de bolso e edições lançadas em parceria com a Edufal completam o cardápio desta que promete ser a melhor participação da Imprensa Graciliano Ramos no mais importante evento literário de Alagoas.

Para fazer jus a tantos produtos, a equipe prepara uma programação variada e diária para o público, que será contemplado com lançamentos, apresentações de contadores de histórias infantis, ações para incentivar a leitura e concurso de microcontos realizado pelo Twitter, mostrando que as redes sociais são importantes instrumentos utilizados pela Imprensa Oficial na formação de novos leitores e autores.

Além disso, no dia 29 de outubro, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos vai divulgar, às 15 horas, os autores que foram selecionados no Prêmio Alagoas de Histórias em Quadrinhos e terão suas criações reunidas e publicadas em um volume caprichado, revelando os nossos talentos nessa área.

Lançamentos – No dia 22 de outubro, às 15 horas, será lançado o kit da Coleção Coco de Roda (numa prática ecobag reunindo os cinco livros), haverá contação das histórias infantis e sessão de autógrafos com os autores. Às 19 horas, acontecerá o lançamento do livro “Contribuição à história do açúcar em Alagoas”, de Moacir Medeiros de Sant’Ana, parte integrante da coleção Pensar Alagoas, responsável pelo relançamento fac-similar de clássicos alagoanos, que há muito não recebiam a devida atenção.

No dia 25 de outubro, às 20h será realizada uma mesa redonda com o tema “Cem anos de Jorge Cooper”, na sala Sala Audálio Dantas/Petrobras, com os palestrantes Luiz Costa Pereira Jr. (jornalista, editor da revista Língua Portuguesa), Hildeberto Barbosa (poeta e professor de Literatura da UFPB), Charles Cooper (poeta e filho de Jorge Cooper) e Susana Souto (professora de Literatura da Ufal). Nesta mesa redonda será lançada a segunda edição do livro “Poesia Completa” de Jorge Cooper, um dos maiores sucessos editoriais da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

Revista Graciliano – No dia 24 de outubro, às 20h, será a vez do lançamento da décima edição da Revista Graciliano, com tema “Brincadeira Popular – Os segredos do folclore alagoano”. Na capa desta edição o folguedo religioso Bandos da Chã de Anadia, uma fotografia de autoria do professor, documentarista e fotógrafo Celso Brandão, que ilustra com precisão a diversidade das nossas manifestações populares, muitas vezes desconhecidas da maioria da população, como no caso específico desse folguedo.

Neste número, o leitor poderá conhecer mais um pouco da cultura popular através da entrevista com o antropólogo carioca Raul Lody; dos artigos de especialistas como Telma Cesar (professora da UFAL e diretora da Cia. dos Pés), Josefina Medeiros Novaes (ex-presidente da Asfopal), Bruno Cavalcanti (antropólogo e professor da UFAL) e Carmen Lúcia Dantas (museóloga); além da agenda dos ensaios de folguedos nas comunidades alagoanas.

Na seção Ensaio Visual, o ensaio fotográfico de moda de autoria de Herbert Loureiro e do estilista Ander Oliveira. A revista traz ainda na seção Documenta, a reprodução de quatro dos trinta mapas elaborados através do Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

Parceria UFAL/Edufal – No dia 23 de outubro, às 17h30, será divulgado o resultado do edital referente ao Prêmio Lego de Literatura, fruto de parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/Ufal), Edufal e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Já no dia 29 de outubro, às 17 horas, será o lançamento do romance “Traços e Troças – literatura e mudança social em Alagoas”, com organização do historiador Luiz Sávio de Almeida, financiado pelo Programa de Incentivo à Cultura Literária, através da Secretária do Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Programação Diária – Todos os dias às 10h30 e às 15 horas serão realizadas contações de histórias infantis, quando a trupe de teatro Cia. do Chapéu apresentará ao público o universo das histórias retratadas na Coleção Coco de Roda.

O público que visitar o espaço da Imprensa Oficial Graciliano Ramos na V Bienal poderá conhecer também as publicações alagoanas impressas na gráfica da empresa, os serviços prestados através do Diário Oficial do Estado e um pouco da história desta instituição que completará cem anos de fundação em 2012.

A partir do dia 20 de outubro, o público internauta deve ficar atento ao Twitter da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (@imprensaal), para participar do Concurso de Microcontos, onde a criatividade para criar um microconto temático em 140 caracteres será premiada com dois livros até o dia 30 de outubro.

Durante a V Bienal Internacional do Livro será exibido um vídeo com depoimentos de leitores sobre a importância de apreciar os livros, e terá início a campanha “Sou doador de Livros”, onde os visitantes poderão entregar seus livros nos postos de coletas sinalizados com o cartaz da campanha. O acervo arrecadado será doado para bibliotecas públicas de Alagoas.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos