Ideral discute combate de comércio clandestino

AssessoriaAssessoria

Seguindo orientações do governo do Estado, diretores e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Alagoas (Ideral) estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (3), com o subsecretário municipal de Abastecimento, Chico Lopes, onde deram início a um amplo e longo processo de discussão em torno da coibição do mercado atacadista de hortifruti granjeiros fora da nova Central de Abastecimento (Ceasa), que funciona no bairro Forene, em Maceió.

Um dos pontos mais discutidos durante a reunião foi o comércio paralelo de hortifrutis que ainda ocorre, de forma clandestina, nas dependências da antiga Ceasa que, durante muitos anos, funcionou no bairro da Levada, região central da cidade.

Segundo os técnicos do Ideral, a Prefeitura de Maceió, juntamente com o governo do Estado, terão que unir forças e criar estratégias para combater essa forma de comércio que, além de não oferecer qualquer tipo de garantias sanitárias aos consumidores, ainda deixa de contribuir com o setor tributário, o que compromete, significativamente, novos investimentos no setor.

O técnico Eraldo Andrade, responsável pela seção de armazenagem e classificação do Ideral, sugeriu que as discussões em torno do tema contassem com a participação de representantes de outros órgãos, que poderão atuar em parceria no combate a esse mercado atacadista clandestino. “Precisamos criar mecanismos para coibir o comércio atacadista naquele local. Para isso precisaremos de apoio de órgãos como SMTT, SMCCU, Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda, Adeal e BPtran, disse o técnico.

Já o subsecretário Chico Lopes frisou que a Prefeitura de Maceió irá contribuir no que for necessário para combater o comércio atacadista da antiga Ceasa e que irá unir esforços para criar mecanismos que ajudem a fortalecer ainda mais o comércio na nova Ceasa, citando como exemplo a implantação de novas linhas de ônibus interligando a periferia até o local, o que facilitaria o deslocamento dos consumidores.

De acordo com o diretor-presidente do Ideral, Cyro da Vera Cruz, uma nova reunião sobre o assunto ficou definida para acontecer na próxima quinta-feira (10), às 9 horas, na sede do órgão. Além de diretores e técnicos do Ideral, estarão presentes representantes da Prefeitura de Maceió, através da Secretaria de Abastecimento, SMTT, SMCCU, Vigilância Sanitária e Governo do Estado, com a participação de representantes da Sefaz, Adeal e Bptran.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos